Conheci o GTD (Getting Things Done) e outros métodos de organização em julho/2013, quando estava passando por uma mudança profissional significativa e precisava me organizar melhor. Se você também quer se organizar melhor, esse conteúdo é pra você.

Eu não conseguia priorizar as tarefas, chegavam mais demandas do que eu conseguia realizar, tudo era importante e eu me estressava facilmente.

Então decidi pesquisar sobre produtividade, me apaixonei pelo assunto. Percebi o quanto eu poderia melhorar e ter mais tranquilidade, com algumas mudanças na minha rotina e forma de trabalhar.

Cheguei até o GTD pelo blog Vida Organizada, da Thais Godinho, que recomendo fortemente que você acompanhe, ela é demais.

Se você não conhece o GTD, A Arte de Fazer Acontecer, é um método (se é que posso chamar assim) criado por David Allen para trabalhar com mais foco, mais produtividade e menos estresse.

A partir do que encontrei no blog da Thais, comecei a buscar mais e mais informações sobre produtividade.

Encontrei vários outros métodos, como a Tríade do Tempo (do Christian Barbosa), o ZTD que é uma variação do GTD, além de várias técnicas que podem ser usadas em conjunto no dia a dia.

De cara, gostei mais do GTD, achei fantástico o conceito que o David Allen apresentou, e principalmente da premissa do método:

“nossa produtividade é diretamente proporcional à nossa habilidade de relaxar.” (David Allen)

Simples e faz todo sentido.

Então quis implementar o método a todo custo, li o livro e muitos artigos sobre o assunto… mas não foi tão simples de fazer isso.

Comecei a querer me organizar e planejar demais e não percebi que FAZER era tão importante quanto PLANEJAR.

Então anota essa dica:

“se você está começando a se organizar, ou quer ir para o próximo nível na sua organização pessoal, PLANEJE de forma simples e EXECUTE com o máximo de energia possível.”

Planejar de forma simples, pois quanto mais prático e fácil for o acesso à informações e organização, menores são as chances de procrastinar.

Executar com o máximo de energia possível para se obter o melhor resultado daquilo que foi planejado.

Para você começar se organizando de forma simples, confere essas 3 sacadas produtivas que você pode por em prática ainda hoje.

Bacana te encontrar aqui no final desse post, espero te ver no próximo.

Abraço.

 


Referências:

Categorias: Sem categoria

Jonas Perin

nascido em 87, apaixonado pela família, acredita que inspirar as pessoas a serem mais produtivas é uma forma de tornar o mundo melhor.