No dia 25 de julho de 1980, o AC/DC lançava “Back in Black“, o álbum que se tornaria um dos maiores pilares do rock mundial. O sétimo álbum de estúdio dos australianos, entrou para a história, não só da banda, mas ao cenário mundial com sucesso comercial e influencia sobre outras bandas.

Quarenta e cinco anos depois, seu impacto segue mais vivo do que nunca: riffs, refrões e uma legião de fãs, de todas as idades cantam: “Hells Bells”, “You Shook Me All Night Long” e “Back in Black” — que é um verdadeiro hino, foi usada como tema para o Homem de Ferro, da Marvel e em tantas outras produções.

A história de “Back In Black”: do luto à consagração mundial

O álbum nasceu de um dos momentos mais delicados da carreira do AC/DC: a morte repentina do vocalista Bon Scott, em fevereiro de 1980. Em luto e cercada de incertezas com o futuro, o que poderia ser o fim da banda se tornou força para seguir em frente. Com Brian Johnson assumindo os vocais e a produção de Mutt Lange, Back in Black se tornou um renascimento — tanto artístico quanto emocional.

Com mais de 50 milhões de cópias vendidas, tornando-se o segundo álbum mais vendido de todos os tempos. Nos Estados Unidos, ele foi certificado 26 vezes Disco de Platina pela RIAA, resultado de 26 milhões de cópias vendidas.

O álbum recheado de hits e capa preta, simples e pesada, foi o símbolo perfeito de um disco que nasceu do luto, mas se transformou em um grito de resistência e identidade.

Mesmo quatro décadas e meia depois, Back in Black não é apenas um clássico — é o manual não oficial do hard rock moderno. O álbum consolidou o som direto e enérgico do AC/DC e marca varias gerações músicos e fãs.

AC/DC no Brasil

Segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, o AC/DC deve anunciar três shows no Brasil em breve, todos no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. As apresentações, com capacidade estimada de 100 mil pessoas por noite, estariam sendo produzidas pela Live Nation. Ainda não há confirmação oficial, mas a movimentação reacende a esperança dos fãs brasileiros — especialmente em um ano tão simbólico para a trajetória da banda.

Atualmente a banda está em turnê “Power Up Tour” e passou por estádios americanos, além de shows pela Europa. A agenda de shows está disponível no site oficial com shows marcados até 18 de dezembro de 2025, na Austrália.

Se confirmada, essa será a quarta passagem do AC/DC pelo Brasil. A estreia aconteceu em 1985, na primeira edição do Rock in Rio, com um show histórico que marcou a introdução da banda ao público brasileiro. Depois, eles retornaram em 1996, com a turnê do álbum “Ballbreaker”, e só voltaram mais de 10 anos depois, em 2009, com a turnê mundial de “Black Ice“, com apresentação única, em São Paulo.

Para não perder nenhuma atualização sobre a possível turnê, continue de olho no Dois Minutos!

Gabi Leonna http://doisminutos.com

Atuo no jornalismo desde 2022, desde então, escrevo sobre minhas paixões: músicas, festivais, filmes e séries. Aqui no Dois Minutos, espero informar e divertir você!

Posts relacionados

Matérias do autor

+ There are no comments

Add yours