O rock nasceu como uma explosão cultural nos anos 1950, mas você sabe qual foi a primeira banda a carregar esse título? Mais do que um som inovador, o estilo trouxe atitude, revolução e abriu caminho para nomes como Beatles, Rolling Stones, Aerosmith, Green Day, Sex Pistols, Oasis, Linkin Park e Guns N’ Roses, e tantos outros que seguem mantendo viva a chama do gênero.
Os pioneiros do rock: quem iniciou tudo?
Quando falamos de “primeira banda de rock”, muitos lembram de Elvis Presley ou Chuck Berry, mesmo não tendo um consenso, os créditos vão para um grupo chamado Bill Haley & His Comets.
Eles levam o mérito em muitos estudos, pois são o que mais se aproxima do gênero consolidado, apesar de terem registros do chamado “nascimento do rock” em meados de 1945.
Formada nos anos 50, a banda estourou com o hit “Rock Around the Clock” (1954), considerada a música que levou o rock para as massas.
Combinando elementos do rhythm and blues, country e boogie-woogie, os Comets ajudaram a definir o som que seria a base para tudo o que viria depois.
Ao lado deles, outras figuras como Little Richard, Buddy Holly e Jerry Lee Lewis consolidaram o rock como um movimento cultural.
Dos anos 50 aos palcos de 2025: os herdeiros do rock
Mais de sete décadas depois, o legado do rock segue pulsando com bandas que conquistaram novas gerações. O Green Day e os Sex Pistols, pioneiros do punk, representam a rebeldia que sempre foi marca registrada do gênero. Vale lembrar que, ambos vão se apresentar no The Town, neste ano.
Em 2025, o Brasil recebe apresentações históricas desses herdeiros: Guns N’ Roses (outubro) com clássicos como Sweet Child O’ Mine. Linkin Park (novembro) celebrando o nu-metal que marcou os anos 2000. Oasis, ícone do britpop, retorna com shows aguardadíssimos.
Isso só mostra que o rock nunca perdeu seu poder de arrastar multidões.
E para celebrar o dia 13 de julho, “Dia mundial do Rock”, fizemos uma matéria sobre os 10 melhores álbuns de Rock dos anos 2000.
+ There are no comments
Add yours