Nesta quinta-feira (8), data que marca dois anos da morte de Rita Lee, a plataforma Max estreou o especial Rita Lee: Mania de Você, uma homenagem emocionante à eterna rainha do rock brasileiro. A produção documental, revisita momentos marcantes da vida e carreira da artista e ainda traz uma carta escrita por Rita à família, poucas semanas antes de sua partida.
Além de homenagear a artista, o lançamento reforça o legado de uma das figuras mais irreverentes e geniais da música nacional, conectando diferentes gerações à força criativa, política e afetiva de Rita Lee. Inspirado em sua autobiografia publicada em 2023, o documentário, por sua vez, mostra a artista em sua essência: livre, intensa e absolutamente única
“Deus nos abençoe e nos proteja”: a carta de Rita Lee à família
Entre os trechos mais impactantes do especial está a leitura de uma carta escrita por Rita semanas antes da sua despedida, direcionada à sua família. No texto, ela se despede com leveza e senso de humor:
“Amados do meu coração, eu queria saber falar bonito para cada um de vocês o que sinto do fundo do meu coração, mas me expresso melhor escrevendo sobre o orgulho e a sorte que tenho em estar rodeada por quatro cavalheiros que me fazem perceber que sou a mulher mais completa do mundo”.
Além disso, a mensagem da artista continua sendo direcionada ao marido: “Você, Roberto, é o namorado mais fofo que existe, sempre elegante e discreto. Precisa ser muito macho para aguentar uma mulher escandalosa, ex-presidiária, cinco anos mais velha e nem sempre fácil de lidar.”
Logo em seguida, Rita escreve para os filhos, começando pelo primogênito, Beto:
“Você sempre será meu loirinho mosquitinho, aquele que, em uma época em que minha vida passava por momentos difíceis, cuidou de mim com ternura e respeito, sem nunca me julgar.”
Para o filho Juca: “Você, Juca, meu moreninho, é um cara mais retraído, mas nem por isso menos atrevido quando percebe alguma injustiça. Assim como eu, sua grande paixão são os bichos, e eu te entendo perfeitamente. Obrigada por ser essa pessoa iluminada e abençoada.”
E, por fim, sobre Antônio, Rita escreveu: “Tui, meu caçulinha, você, como bom leonino, é uma figura ensolarada. Desde pequeno, enfezadinho, independente e sempre sabendo o que queria. Obrigado por ser essa pessoa zen e bom de papo. Entendo perfeitamente por que as garotas te acham sedutor.”
Ela concluiu a carta agradecendo a todos: “Obrigada a vocês, Beto, Juca e Tui, por terem nascido de mim, e obrigado, Roberto, por ser o pai deles. Deus nos abençoe e nos proteja. Mãe”, finalizou.
Rita Lee: Mania de Você na Max
Trailer oficial de Rita Lee: Mania de Você. (Vídeo: reprodução/ Max)
O documentário também resgata imagens inéditas, memórias da infância, bastidores da carreira e depoimentos de amigos e familiares, costurando uma narrativa íntima que vai além do mito e revela a mulher por trás da artista. Rita faleceu em 8 de maio de 2023, aos 75 anos, após lutar contra um câncer de pulmão diagnosticado em 2021. Ela morreu em casa, ao lado dos filhos e do companheiro Roberto de Carvalho.
Rita Lee: Mania de Você é mais do que um documentário, é uma celebração audiovisual do impacto de Rita Lee na cultura brasileira. Com direção de Guido Goldberg o projeto mistura entrevistas, animações, trechos da autobiografia narrados pela própria Rita e claro, com a trilha sonora que marcaram gerações.
A produção emociona e diverte na mesma medida, funcionando como um tributo à mulher que ensinou o Brasil a ser mais livre — e que, até hoje, segue presente na memória afetiva de milhões. Seja pelo som ou pela atitude, o fato é que Rita continua sendo insubstituível.
Fique por dentro das novidades aqui no doisminutos.com!
Imagem destaque: Mania de Você tem carta de despedida revelada dois anos após a morte da artista. Reprodução.
+ There are no comments
Add yours