Press "Enter" to skip to content

Como definir objetivos SMART de forma inteligente, pois o que não está escrito não existe.

O que não está escrito não existe.

Você já parou e pensou nisso!? Você pode ter uma ideia excepcional, mas se não planejar de que forma ela será transformada em realidade, ela continuará sendo só uma ideia.

Por mais que uma ideia e a sequência de tarefas estejam claras na sua mente, se não estiverem em um local seguro e organizado fora do seu cérebro, você não conseguirá gerenciar a execução.

Ideias não são gerenciáveis, já projetos, tarefas e entregas sim!

Já ouviu a expressão colocar a ideia no papel? É isso. A partir do momento que ela está no papel, torna-se algo tangível, que você pode pegar e entregar para alguém, classificar, reorganizar, apagar e até jogar fora.

E uma forma inteligente de você colocar uma ideia no papel, e em prática, é usar a técnica SMART, para estabelecer metas e objetivos.

Em novembro de 1981, George T. Doran publicou “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives” onde apresentou o conceito para o acrônimo SMART, que originalmente quer dizer:

  • Specific: target a specific area for improvement. (Específico: definir uma área específica para melhoria)
  • Measurable: quantify, or at least suggest, an indicator of progress. (Mensurável: quantificar, ou pelo menos sugerir, um indicador de progresso)
  • Assignable: specify who will do it. (Atribuível: especificar quem fará isso)
  • Realistic: state what results can realistically be achieved given available resources. (Realista: indicar os resultados que são realisticamente atingíveis com os recursos disponíveis)
  • Time-related: specify when the result can be achieved. (Temporal: especificar quando o resultado será atingido)

Por aí você encontrará algumas variações para a definição de SMART, mas o mais importante é como você irá usar essa técnica para definir suas metas.

O que ninguém te conta sobre metas SMART, você lê nesse artigo aqui.

Agora é contigo, aplique essa técnica e compartilhe conosco só 1 meta SMART que você escreveu, te daremos nosso feedback sobre ela.

Compartilha esse conteúdo, assim você pode ajudar um amigo seu a colocar ideias no papel, vamos lá!?

 

Um abraço, até o próximo conteúdo.

 


Referências:

nascido em 87, apaixonado pela família, acredita que inspirar as pessoas a serem mais produtivas é uma forma de tornar o mundo melhor.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: